terça-feira, 14 de setembro de 2010

Reunião do dia 14 de setembro

O avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC delega à escola a tarefa de formar cidadãos capazes de se inserirem em uma sociedade evoluída tecnologicamente. Entretanto, para a inserção é necessário que os professores entendam o uso das TIC como ferramentas que podem potencializar o processo de aprendizagem.
No encontro de hoje procuraremos problematizar o uso do editor de texto como ferramenta de ensino e de aprendizagem.

Atividades
1. Discussão do texto Ensinar com ajuda da tecnologia de Luis Carlos de Menezes.
2. Pesquisa: Para que serve um editor de texto?
3. Postagem nos blogs individuais com os achados da pesquisa realizada.
4. Interação nos blogs dos colegas.

8 comentários:

Francine Ruas de Souza disse...

Acredito que a inserção tecnológica nas escolas é importante pois facilita o processo de aprendizagem. No entanto, é preciso que a escola tenha a infraestrutura necessária e que os professores saibam como utilizar as mesmas a fim de uma educação significativa e de qualidade.

Michele Lemos disse...

Olá pessoal, diariamente usamos recursos tecnológicos digitais e muitas vezes vamos aprendendo assim meio "na hora da necessidade", então acho legal começarmos pelo básico editor de texto que é o mais utilizado por todos nós. Ele é equipado com ferramentas para formatar e definir o layout da página, editar e estilizar o texto, verificar a ortografia, criar tabelas e listas, importar gráficos, trabalhar com HTML e até mesmo adicionar arquivos de música e de filme. Como vemos temos infinitas possibilidades de interação com este recurso, é só usar a criatividade.
Abraços.
Michele.

Maria de Fatima Baldez Rodrigues disse...

Quando pensamos em um editor de texto, associamos logo a uma folha em branco na tela de nosso computador esperando para ser preenchida com nossas reflexões. Mas, também, podemos associar a uma folha de caderno esperando para ser preenchida pela cópia fiel do que o professor esta reproduzindo no quadro.
Para que serve um editor de texto?
A resposta esta na própria pergunta. Para editar textos, não importando se estamos falando do Microsoft Word, Microsoft WordPad, BrOffice Writer. O que diferencia um sistema operacional do outro são as ferramentas que cada um oferece para a edição dos textos.
Então, matematicamente falando, qual é o x da questão?
Um professor atento aos avanços das tecnologias digitais pode nos dizer que o x da questão esta intimamente ligado a escolha do editor de texto, pois isto é decisivo para o processo de aprendizagem do aluno. Desta forma, quantificamos a nossa variável, a partir da escolha de um editor de texto que ofereça a maior facilidade possível no uso de suas ferramentas.
S = {qualidade do editor de texto}
Mas, a pergunta não é “o que é um editor de texto?” e sim “para que serve um editor de texto?”. Então o x da questão não esta no editor e sim no texto?
O que é um texto? O que se espera na escrita de um texto? Os alunos escrevem textos? A escola tem legitimado os textos dos alunos?

Tiago Dziekaniak disse...

Nas últimas décadas, os avanços e os benefícios propiciados pelas tecnologias digitais, bem como a popularização em seu uso possibilitados por meio dos Telecentros e Núcleos de Tecnologia Municipais e pelas facilidades na aquisição dos equipamentos, os recursos digitais estão cada vez mais presentes na vida de cada sujeito. Entretanto cabe a nós nos perguntarmos como estes recursos estão sendo utilizados. Na educação são diversos os projetos que utilizam as tecnologias para potencializar as aprendizagens dos alunos, uma vez que o uso das mesmas, em especial o computador, facilitam a busca e a organização das informações.
Mas e a sociedade em modo geral, como utilizam as ferramentas digitais em seu cotidiano? Acredito que um dos maiores usos encontrados pela sociedade em modo geral são os editores de texto. Quando o assunto são os trabalhos acadêmicos e a busca por um emprego, o sujeito não pode nem pensar em fazer os trabalhos e um currículo à mão, em pleno século XXI estas simples práticas não são mais aceitas, uma vez que a clareza e a organização dos dados digitados, também servem para mostrar o quanto o sujeito é organizado em sua vida.
Acredito que a utilização dos editores de texto, anda lado a lado com o uso da internet e que cada vez mais as pessoas necessitam utilizar estes recursos e considero que o não saber utilizar esta ferramenta nos dias de hoje pode também configurar possíveis situações de exclusão.

Kellen disse...

A escola tem como objetivo possibilitar a aprendizagem dos alunos, bem como a sua socialização não apenas de conteúdos programáticos, mas também com assuntos que permeiam o universo do aluno. O uso de tecnologias na escola está em crescente expansão, que vão desde o lápis a borracha, canetas, quadro negro e branco, giz e marcadores de quadros, até chegar às tecnologias digitais, onde houveram inovações, surgindo a preocupação de como usá-las para melhor aproveitamento desta possibilitando aprendizagens significativas. Uma das possibilidades de uso da tecnologia é o editor de texto que pode nos auxiliar, pois ele permite não só uma digitação manual e automática, mas sim infinita possibilidade de recursos que possibilitam seu usuário criar e recriar novas linguagens. O uso do editor de texto auxilia o professor a experimentar juntamente com seus alunos novas possibilidades de comunicação e a utilização de diferentes recursos, como o uso de tabelas ou imagens para exemplificar determinado fato ou objeto.

Vanda disse...

Nem tudo que escrevo resulta em um texto, pode ser apenas uma tentativa. Preciso apagar reestruturar... mas faz parte da construção da escrita. O editor de texto por permitir copiar, mover ou excluir, pelas funções de formatação, possibilidade de reverter às alterações, adicionar ou inserir conteúdos de um arquivo no arquivo sendo editado é um programa de computador diferente de outros tipos de software, como sistemas operacionais e ferramentas a eles ligadas, jogos e outros softwares lúdicos, entre outros. O ‘Editor de Texto’ propicia o usuário a melhorar a gramática e legibilidade do documento, em conjunto com o autor, para assegurar que o conteúdo está correto, dentro das normas bibliográficas.

Sheyla Costa Rodrigues disse...

O que é um texto? Na verdade precisamos questionar primeiro o que significa a escrita! Porque se escreve? Para quem se escreve? Mesmo que, habitualmente, a função central atribuída à escrita seja a de registro de informações, não se pode negar sua relevância para a difusão de informações e a construção de conhecimentos. O avanço das novas tecnologias e as interações entre diferentes suportes (por exemplo, papel, tela) e linguagens (verbal ou não verbal) têm permitido, inclusive, o aparecimento de formas coletivas de construção de textos. Deste modo, precisamos questionar a concepção de escrita que estamos adotando. A tomada de consciência das concepções que norteiam nosso fazer poderá nos levar a um caminho do meio, com a ausência de fundações, mas a partir da nossa experiência cotidiana.

Adriana Antunes disse...

O Editor de Texto é um processador de texto que possibilita ao escritor muitas ferramentas para criar documentos de texto. Existem inúmeros processadores sendo que alguns são mais simples, sem formatações e outros, mais sofisticados, que permitem também a inserção de imagens e até mesmo vídeos.
A escrita no editor de texto ganha uma maior mobilidade, podendo ainda assumir um formato até mesmo não linear (hipertexto). Mário Osório Marques, em sua obra Escrever é Preciso, retrata o dinamismo da escrita no computador lembrando que “a folha em branco enquadra o escrever nas coordenadas geográficas da altura e da largura; situando-o no mundo físico da estabilidade. Mas a tela do computador é móvel. Seu dinamismo vem de dentro e empurra a escrita para a frente ao mesmo passo que busca escondê-la em seu interior." (1997, p. 30)
Acredito que nós professores precisamos utilizar as diferentes possibilidades tecnológicas em nossa prática docente, desde a folha de papel até a folha digital, de acordo com os objetivos a serem alcançados pelo grupo.

O Grupo de Estudos Inclusão Tecnológica – GEITEC visa buscar nas suas atividades, problematizar o imbricamento das tecnologias digitais e de metodologias de ensino-aprendizagem em ambientes educativos tendo na discussão e na experimentação, com ferramentas da tecnologia digital, seu foco de trabalho, buscando estabelecer condutas consensuais que sejam resultantes do estar juntos em interações recorrentes.