segunda-feira, 4 de abril de 2011

Retomada das atividades

Olá colegas,

é com alegria que retornaremos nossas atividades com o Grupo de Estudos nesta terça-feira, dia 05 de abril às 18:30 no Ceamecim. Discutiremos o primeiro capítulo do livro de Roger Chartier, intitulado "Os desafios da escrita". Nesta obra, o autor apresenta dois ensaios dedicados às principais mutações que a entrada na era do texto e do mundo digitais impõem às relações que mantemos com a leitura e com a escrita.

Esperamos que 2011 seja um ano de diversas aprendizagens para todos nós.
Aguardamos a presença de todos.

3 comentários:

Tiago Dziekaniak disse...

Olá colegas!
Iniciando os comentários sobre nossa reunião ocorrida dia 5,acredito que a dinâmica de leitura e discussão do texto serve para fundamentar nossa exposição de ideias. Penso que um coisa é falar sobre algo que acreditamos e outra bem diferente é falar sobre o que acreditamos e estarmos amparados por uma fundamentação teórica.

Sheyla Costa Rodrigues disse...

Em relação ao texto que dicutimos trago algumas inquietações. escrever é preciso dizia Mario Osório! Mas, como é difícil escrever. Escrever qualquer coisa ate nao é tão complicada mas, escrever como reflexão de uma ação, de um conversar com os autores, de uma experiência... Aí a coisa muda de figura!
Quando penso na longa, ou pequena (depende do olhar o observador), da escrita e que como este processo de comunicação modificou a história de interações da humanidade fico ainda mais inquieta com as possibilidades ou corria idades que a escrita poderá assumir.
Se escrever é preciso e a escrita alfabetica esta presente desde 4000 aC (http://www.academialetrasbrasil.org.br/histescrita.htm) por que ainda relutamos em escrever nossos sonhos, descobertas, pesquisas, inquietações, ...
O grupo de estudo busca problematizar o uso das tecnologias como ferramenta de interação e de conhecimento. Assim, lanço o desafio a todos nos que em arcamos na aventura de pesquisar e problematizar seu uso e possibilidades: temos que ESCREVER. Escrever para questionar, para desequilibrar nossas certezas, para nos desacomodar e romper com o mito de que escrever é difícil ou nao pertence ao nosso domínio experiencial.
Vamos lá!

Lingua e Ideologia disse...

Olá, não pude ir nesse último encontro do dia 03/05. O que foi debatido? Abraços!

O Grupo de Estudos Inclusão Tecnológica – GEITEC visa buscar nas suas atividades, problematizar o imbricamento das tecnologias digitais e de metodologias de ensino-aprendizagem em ambientes educativos tendo na discussão e na experimentação, com ferramentas da tecnologia digital, seu foco de trabalho, buscando estabelecer condutas consensuais que sejam resultantes do estar juntos em interações recorrentes.