terça-feira, 9 de novembro de 2010

O livro digital será o fim dos livros impressos?

A questão 108 apresentada na prova do ENEM no último domingo problematiza o uso do livro em um novo formato. A partir desta questão, como você se posiciona em relação ao processo de leitura?

Para problematizar um pouco mais a questão do uso do livro digital, acesse o livro Tecnologia e Educação: O Futuro da Escola na Sociedade da Informação, de Eduardo Chaves.

3 comentários:

Michele Lemos disse...

Penso que a leitura é o instrumento mais importante de aprendizagem, de forma que tanto faz se utilizamos um meio impresso ou digital para realizá-la. Em um livro impresso eu sinto a liberdade para fazer as minhas marcações e faço isso independente do local que estiver, no livro digital também posso fazê-las e além disso interagir com outras pessoas que leram o mesmo livro. Sendo assim cabe a cada pessoa usar o artefato que mais se adequa.

Lingua e Ideologia disse...

Acredito que o livro digital não será o fim dos livros impressos, mas mais uma ferramenta e, um facilitador do acesso ao livro. Nós professores temos que criar estratégias para estimular e envolver nossos alunos em práticas de leitura.

Tiago Dziekaniak disse...

Olá Michele

Concordo contigo quanto a liberdade da escolha pelo artefato a ser usado, a liberdade na escolha faz com que sejamos capazes de decidir o que é mais importante, ou até mesmo mais significativo para cada sujeito. Entretanto, acredito que a leitura seja um dos instrumentos mais importantes para a aprendizagem, não o mais importante pois existem outros tantos que também se equiparam.

O Grupo de Estudos Inclusão Tecnológica – GEITEC visa buscar nas suas atividades, problematizar o imbricamento das tecnologias digitais e de metodologias de ensino-aprendizagem em ambientes educativos tendo na discussão e na experimentação, com ferramentas da tecnologia digital, seu foco de trabalho, buscando estabelecer condutas consensuais que sejam resultantes do estar juntos em interações recorrentes.