terça-feira, 6 de abril de 2010

Iniciando nossa conversa

Pensar a escola de hoje, sem levar em consideração as mudanças pelas quais as tecnologias perpassam o cotidiano dos alunos, não condiz com o papel do professor, que deve estar atento às necessidades individuais e coletivas dos educandos do século XXI, o qual necessita estar inserido em seu espaço, em seu tempo. Ao longo dos anos, muitos foram os avanços que a tecnologia proporcionou e vem proporcionando a nossa sociedade, entretanto, é sempre importante ressaltar que nós professores devemos estar atentos a estas mudanças e irmos em busca de uma constante atualização de nossos conhecimentos para aprimorarmos nossas práticas de ensino, e desta forma continuarmos capazes de proporcionar uma educação de qualidade e que realmente seja de grande importância para a vida do sujeito.
O fazer dos professores em ambientes digitais requer uma preparação constante, pois o uso de metodologias de ensino que acoplem a utilização das tecnologias digitais necessita estar presente em sua formação e atualização, para que possam contribuir para a formação de seus alunos. O professor não pode permanecer inerte nem escravo das necessidades e avanços tecnológicos que muita vezes são impostos pela sociedade.
O trabalho mediatizado pelas tecnologias digitais, (re)configura os tradicionais modelos de educação que não encontram respaldo na vida imersa em tecnologia dos alunos, o que não assegura aprendizagens significativas. Ao inserirmos as tecnologias digitais no interior das escolas, em especial em nossas salas de aula, em nosso fazer cotidiano estamos muito mais do que aproximando a tecnologia dos alunos, mesmo que estejamos fazendo isto, se pensarmos pelo prisma de que muitos alunos desconhecem os recursos digitais, mas sim abrindo um leque gigantesco de possibilidades de exploração do mundo, levando nossos alunos a uma incrível viagem a um destino incerto que sofre constantes mudanças de rumo, e não possui ponto de chegada.

Nenhum comentário:

O Grupo de Estudos Inclusão Tecnológica – GEITEC visa buscar nas suas atividades, problematizar o imbricamento das tecnologias digitais e de metodologias de ensino-aprendizagem em ambientes educativos tendo na discussão e na experimentação, com ferramentas da tecnologia digital, seu foco de trabalho, buscando estabelecer condutas consensuais que sejam resultantes do estar juntos em interações recorrentes.